Como Divulgar A Minha Empresa? Parte 1

Como Divulgar A Minha Empresa? Parte 1

Como divulgar a minha empresa de uma forma realmente eficiente, de modo que passe a ganhar mais clientes em menos tempo? 

Todo empreendedor já se fez essa pergunta, inclusive você. Como posso divulgar minha empresa sem gastar dinheiro demais de forma que o resultado seja positivo? 

Para ajudar você com essa questão, eu preparei a primeira parte de um artigo que será dividido em duas partes com diversas dicas para que você possa começar um trabalho de divulgação realmente eficiente para a sua empresa. 

Darei algumas dicas essenciais para você que ainda está começando a montar a sua empresa e precisa entender melhor como funciona esse mundo do marketing digital. 

Abordaremos no artigo de hoje questões de planejamento, análise, metas e objetivos, e no próximo post, falaremos mais sobre estratégias de divulgação propriamente ditas. 

E então, pronto para começar a leitura? Vamos lá! 

Planeje Sua Divulgação 

A primeira dúvida que pode vir à sua cabeça é: como divulgar a minha empresa se nunca fiz isso antes? Por onde começar? Dá para fazer de graça? 

Essas e muitas outras dúvidas ainda vão surgir, e a maioria das respostas está no planejamento de negócios que você vai criar para a sua empresa. 

Em outras palavras, você precisa criar um roteiro e segui-lo fielmente. 

Antes mesmo de pensar em como divulgar a empresa, você precisa fazer uma análise de divulgação. 

Ou seja, analisar todas as possibilidades de mídias e canais para que você possa divulgar sua empresa, bem como o resultado que cada uma pode dar, além de tentar entender o posicionamento da sua empresa em cada um deles. 

Tendo isso em mente, você pode começar a criar as metas e objetivos da sua empresa. 

Você precisa ter algumas questões muito bem pontuadas. Por exemplo: 

  • Qual público você quer atingir com o seu conteúdo? 
  • Que imagem você quer passar para as pessoas? 
  • Qual a fatia do mercado que você quer? 

Independentemente de quais forem as perguntas e respostas, saiba que o método SMART pode ajudar você a solucioná-las de forma mais eficiente e rápida. 

Mas a principal questão envolvida nessa história sobre “como divulgar a minha empresa” é como divulgar para um público assertivo. 

Não adianta traçar as melhores estratégias se você estiver direcionando para o público errado. 

Por isso, você necessariamente precisa criar a sua persona. Não vamos entrar no mérito da questão porque já falamos muito sobre isso antes. 

Basicamente, a persona é a representação ideal do seu público. Portanto, é a forma mais eficiente de você conversar com ele através de uma linguagem certeira. 

Como Divulgar A Minha Empresa Na Internet? 

Felizmente, hoje em dia ninguém mais depende de estratégias de Outbound Marketing, como revistas, jornais, outdoors e televisão. 

A internet proporcionou a divulgação em massa de conteúdo e empresas de forma democrática. Afinal, mesmo que você não tenha dinheiro, poderá fazer isso totalmente de graça. 

Existem diversas maneiras de você começar a divulgar uma empresa na internet. 

Vamos resumir algumas das principais: 

  • E-mail marketing: você se lembra da mala direta, disparada pelos correios anos atrás? Hoje, ela deu lugar ao e-mail marketing, uma forma mais barata, rápida e global de atingir qualquer pessoa ou empresa no mundo. Algumas empresas facilitam esse trabalho e permitem que você envie e-mails em massa para milhares de pessoas ao mesmo tempo. 
  • Facebook: outra maneira de começar a divulgar a sua empresa na internet é pelo Facebook. Ao criar uma fanpage, você terá a oportunidade de compartilhar todo tipo de conteúdo para literalmente o mundo inteiro. Não se esqueça de que ele já conta com quase 2,5 bilhões de usuários ativos no mundo, e que aqui no Brasil mais de 60% da população usa a rede social. 
  • LinkedIn: caso você tenha uma empresa direcionada a outras empresas, nesse caso, B2B, o LinkedIn pode ser a melhor ferramenta para que você divulgue o seu conteúdo. Ao todo, a plataforma conta com mais de 500 milhões de usuários, e oferece um potencial enorme para a divulgação de conteúdo para empresas. 

Existem muitas outras formas ainda, como YouTube, Instagram, Twitter e Google, mas por hoje, só precisávamos de uma introdução. 

No próximo artigo, entraremos de fato em algumas estratégias para que você possa começar a divulgar a sua empresa de forma realmente eficiente. 

Gostou da primeira parte do artigo? Deixe o seu comentário abaixo, e fique de olho no próximo capítulo! 

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *