Como Gerar Valor Para O Cliente: Você Está Fazendo Isso Certo?

Como Gerar Valor Para O Cliente: Você Está Fazendo Isso Certo?

Você já parou para pensar no que deve ser feito para gerar valor para o cliente? Parece algo simples de entender. Mas é nesse ponto onde quase todo mundo erra. 

Deixe-me dar um exemplo prático para você. Algum dia você se levantou de manhã, abriu a janela, viu que o dia estava lindo e pensou: “poxa, mas que belo dia para colocar gasolina no carro!”. 

Claro que não. Provavelmente você pensou que o dia estava perfeito para passear ou viajar. 

Mas, para viajar, você precisa encher o tanque do carro, não é? 

E é aí que entra o conceito de valor. Embora você não tenha percebido isso, o que tem valor para você não é a gasolina. 

É o fato de ela fazer o seu carro andar até o destino para onde gostaria de ir. E isso muda todo o cenário. 

Muitas vezes, nem o vendedor e nem o cliente sabem o que de fato representa valor. 

E, na verdade, essa tarefa não cabe ao seu cliente, e sim a você! 

Claro que não é uma tarefa simples. Senão, todo vendedor estaria nadando no dinheiro. 

O grande insight que um vendedor precisa ter é justamente esse: entender como gerar valor para um cliente. 

Algumas vezes, nem é questão de vender outro produto. Ele mesmo pode atender bem o que o cliente quer. 

A dificuldade está na entrega! 

Por isso, no artigo de hoje nós vamos falar um pouco mais sobre como gerar valor e como isso vai trazer mais clientes para o seu negócio.

Boa leitura! 

Como Gerar Valor Para Um Cliente? Por Que Isso Parece Difícil? 

Como Gerar Valor

Competir em um mercado acirrado não é fácil. Criar um diferencial para um produto e passar à frente do concorrente é difícil, não podemos negar. 

Com gerar valor para um cliente é um processo complexo, ele não depende apenas de dinheiro, mas também de tempo e bastante pesquisa. 

Você já se perguntou por que dentro de um mesmo nicho algumas lojas se destacam tanto em relação às outras? 

Porque elas conseguiram encontrar o ponto chave que o cliente busca. Aquele “a mais” que transforma a experiência de um cliente. 

É assim que um vendedor consegue proporcionar experiências únicas, aproximando o cliente da loja e fazendo ele criar mais confiança, empatia e noção de autoridade de mercado. 

Quando uma pessoa quer comprar um produto, ela pode ser motivada por diferentes motivos: 

  • Ou ela quer por gostos pessoais; 
  • Ou porque precisa do produto; 
  • E ainda pode comprar porque tem necessidade por algum motivo. 

É nesse ponto que você deve voltar sua atenção. A forma como você vai entregar o produto é muito, mas muito mais importante do que o próprio produto. 

Isso porque opções de fornecedores não vão faltar no mercado. E se ele tiver tanta qualidade quanto dos outros produtores ou fornecedores, não há motivos para que esse cliente compre de você. 

Mas pode haver. Depende de você!

É aí que você começa a construir o seu diferencial no mercado. O que vai gerar valor para o cliente? 

1- Você está disposto a auxiliar o seu cliente durante as etapas de compra, tanto antes quanto depois? 

2- Você acredita que pode oferecer a solução mais adequada para o problema do seu cliente? 

3- Como você vai atendê-lo? Passar informações precisas e investir na qualidade do produto é essencial! 

4- Comece a dar atenção para o relacionamento que você vai criar com o seu cliente. Antes mesmo de vender um produto é preciso estabelecer uma relação de confiança. 

Como Fazer Um Cliente Perceber O Valor Do Que Você Tem A Oferecer? 

Como Gerar Valor

Para aprender como gerar valor para um cliente, você precisa antes de qualquer coisa saber para quem você quer vender. 

Entender os gostos do cliente, saber quais são as suas preferências e as expectativas que ele tem sobre o que você pode oferecer são a base para criar mais confiança para o cliente. 

Se você pretende vender produtos para beleza, por exemplo, oferecer um blog com conteúdo dando dicas sobre como se maquiar pode ser uma estratégia muito boa para abordar o público feminino. 

No entanto, caso você esteja fornecendo para lojas grandes, talvez seja necessário gerar valor de outra maneira. 

Por exemplo, através de descontos ou até mesmo consultoria. 

Só tome cuidado para não desviar o seu foco na hora de apresentar a sua empresa. 

Você deve sempre tomar o cuidado de alinhar os interesses do seu cliente à imagem que a sua empresa quer passar. 

Coerência é a palavra-chave para a sua empresa decolar. Se você oferece um produto que não está de acordo com a identidade da empresa, por que o cliente vai comprar de você? 

E por último, mas não menos importante, nunca deixe de avaliar os feedbacks negativos. É através deles que você encontrará as possíveis falhas dentro da sua empresa. 

No próximo artigo, falaremos exatamente sobre o poder do feedback de um cliente. 

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