CRO: O Que Você Precisa Saber Sobre Essa Estratégia?

CRO: O Que Você Precisa Saber Sobre Essa Estratégia?

Você já ouviu falar no termo CRO? Sabe o que ele significa e por que deve ser trabalhado junto às estratégias de SEO? 

O principal objetivo de uma estratégia de CRO aliada a SEO é garantir conversão de tráfego. 

Ter presença online é fundamental para esse tipo de estratégia funcionar. E hoje, falaremos sobre o que é CRO e a importância de se aliar essa estratégia ao SEO. 

CRO significa Conversion Rate Optmization. Se você preferir, Otimização da Taxa de Conversão. 

Mas em termos práticos, o que isso significa? 

Que essa parte da sua estratégia mantém 100% do foco em conversão. Não importa os meios que você esteja utilizando. Seja através de anúncios pagos ou não, a ideia é descobrir o que converte mais para o seu público. 

Embora a conversão final seja extremamente importante – isso é, converter um lead em cliente – há muitos pontos que precisam ser levados em consideração. 

Afinal, o simples fato de um lead baixar uma isca digital já é um índice de conversão, também. 

Nesse sentido, quando falamos em CRO, pensamos basicamente em: 

  • Fazer os leads clicarem em um local específico ou preencher um formulário; 
  • Obter novos leads; 
  • Conseguir gerar mais engajamento por parte do público; 
  • Estimular o cliente a encher o carrinho; 
  • Concluir o processo de compra e oferecer suporte pós-venda; 

SEO e CRO Devem Competir? 

CRO

Uma coisa que você deve ter em mente é que SEO e CRO podem competir entre si. E infelizmente, isso pode reduzir os seus resultados. 

A ideia basicamente é que SEO tem como objetivo melhorar o tráfego orgânico do seu site. Já o CRO tem como objetivo fazer com que o lead/cliente tome uma ação que você quer que ele tome. 

Portanto, enquanto o SEO tem como foco melhorar questões internas, como links, uso de palavras-chave e otimização de velocidade para que o site seja bem ranqueado pelos robôs de busca, o CRO foca sua atenção em testes A/B para garantir que o usuário terá uma experiência melhor ao acessar o seu site/blog. 

Certo, mas por que então uma estratégia atrapalha a outra? 

Simples. Leve em consideração que existem estratégias de SEO que direcionam o leitor para páginas específicas que não têm um bom engajamento. Isso fará com que os leitores passem menos tempo nessas páginas, diminuindo a conversão e consequentemente a autoridade da página perante o Google. 

Em contrapartida, as estratégias de CRO visam uma melhoria na experiência do usuário, e não levam SEO em consideração. Por isso, aspectos como metadescrição, otimização de links e uso de palavras-chave não são levados em conta. 

Sendo assim, a autoridade de domínio cai, e isso também afeta o posicionamento de um site. O tráfego diminui, bem como os resultados das estratégias de CRO que você está implementando no seu site. 

Você Deveria Trabalhar As Duas Estratégias Ao Mesmo Tempo 

CRO

Pelo que você já deve ter entendido, é muito importante trabalhar tanto o CRO quanto o SEO de um site. 

Por isso, você deve estar sempre atento a alguns pontos cruciais que podem ser contraditórios, de certa forma. 

Veja. Não é nada impossível de ser feito. Você só deve se atentar bem a cada procedimento que for tomar no seu site visando tanto o SEO quanto o CRO. 

Vamos tomar como exemplo a produção de um conteúdo escrito. 

Nesse sentido, você deve se atentar a: 

SEO: conteúdo único, de qualidade, escaneável para o Google, com o uso correto de palavras-chave, atualizado e com a linkagem interna e externa feita da forma correta. 

CRO: criar um material exclusivo, com mídia que atraia o visual do leitor, que não enrole e vá direto ao ponto. 

CRO e SEO convertem 100% do tempo para todas as suas estratégias. Por isso, você precisa estudar mais a fundo quais são os pontos cruciais de cada uma para não deixar que uma influencie negativamente a outra. 

No próximo artigo, falaremos mais sobre 5 medidas de CRO essenciais que você precisa começar a otimizar no seu site para melhorar a qualidade do tráfego! 

Gostou do artigo de hoje? Então, deixe o seu comentário abaixo, e aproveite para compartilhar essas dicas em suas redes sociais e com quem mais ainda tenha dúvida sobre esses dois conceitos tão fundamentais para qualquer estratégia de marketing digital! 

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