Dropshipping: Quais São As Vantagens E Desvantagens?

Dropshipping: Quais São As Vantagens E Desvantagens?

Você já cogitou a possibilidade de trabalhar com importação dentro da sua casa sem precisar gastar? Já ouviu falar em dropshipping? 

Hoje você aprenderá não apenas o seu significado, mas também como trabalhar com essa técnica que não exige grandes investimentos no início. 

O dropshipping é um modelo de comércio eletrônico no segmento de importação que não demanda a criação de um estoque de produtos. 

Portanto, nesse caso, o vendedor atua como um intermediário de vendas. 

Na prática, funciona de forma bem simples: 

  • Ao invés de comprar um produto para vender, o lojista espera que o cliente compre um produto que ainda não existe em estoque; 
  • A compra é feita; 
  • Então, o lojista faz a compra com o fornecedor; 
  • O fornecedor por sua vez faz a entrega para o cliente. 

Portanto, o lojista sequer vê a cor do produto. Isso torna o procedimento mais simples, já que não é necessário montar estoque, separar produtos, cuidar da embalagem, acompanhar pedidos, arcar com os custos de envio, dentre tantas outras responsabilidades. 

Porém, o dropshipping não é a estratégia ideal para todos os lojistas. 

Se você tem uma loja grande e já consolidada no mercado, vale mais a pena ter o próprio estoque de produtos. 

Mas se você está começando a sua loja virtual e ainda não tem muita experiência ou estrutura, o ideal é começar com o dropshipping. 

Quais São Os Benefícios Do Dropshipping E Quais São Suas Desvantagens? 

dropshipping

Assim como todo modelo de negócio, o dropshipping apresenta suas vantagens, desvantagens e riscos. 

E é importante que você conheça alguns deles para ponderar se vale a pena iniciar o seu negócio neste mercado de acordo com as suas expectativas no negócio digital. 

Para começar, o principal benefício do dropshipping é justamente o fato de você não precisar gastar muito dinheiro para começar um negócio. 

Muitas vezes, a falta de recursos é o que impede alguém de abrir a própria loja. 

Nesse sentido, você precisa investir apenas na estrutura da loja online e no marketing que fará dos seus produtos. 

Outro benefício deste modelo é a facilidade de entrega. Como você não será o responsável por isso, evitará uma série de problemas ao enviar o produto pelo correio, como custos, atraso, frete alto, e às vezes danos à mercadoria. 

As empresas que se especializam em dropshipping trabalham com a própria transportadora, e por isso você não enfrentaria esses problemas. 

Assim, há como reduzir os custos de operação do negócio e reinvestir em outros segmentos. Como, por exemplo, o próprio marketing, para expandir a loja e, quem sabe, mudar o modelo de negócio futuramente. 

E, por fim, como não há mercadoria parada, a chance de o lojista ter prejuízos quando não há venda é nula.  

No entanto, como dissemos, esse modelo também traz algumas desvantagens. Confira! 

E Quais São As Desvantagens? 

dropshipping

Por mais que pareça que esse modelo só tenha benefícios, não é bem assim. 

Na verdade, o dropshipping também traz algumas desvantagens para o empreendedor. 

Um dos principais pontos negativos do modelo é a diminuição da margem de lucro, especialmente quando há maior competitividade no segmento de mercado escolhido. 

Não tem como fugir muito dos preços tabelados, a não ser que você escolha algum nicho muito diferenciado. 

Muita gente também trabalha no mesmo segmento que o seu, pode acreditar.  

Além disso, é preciso tomar muito, muito cuidado com quem será o fornecedor. 

Isso porque pode acontecer de o cliente comprar o seu produto por determinado valor e você não encontrar mais em estoque no mercado. Ou pelo menos não por aquele preço. 

Isso pode acarretar sérios prejuízos para o seu negócio. E se você realmente não encontrar, precisará arcar com os prejuízos. 

Nunca jogue a culpa no fornecedor se ele pisar na bola com você. E jamais faça isso para o cliente. Ele não tem culpa de absolutamente nada, e você ainda poderá ficar queimado no mercado. 

Outra desvantagem do dropshipping ocorre quando o cliente compra diferentes produtos de diferentes fornecedores. 

Dessa forma, o seu custo para o envio dos fornecedores pode acabar saindo maior. Por esse motivo, o ideal é sempre trabalhar com apenas um fornecedor de qualidade e de confiança – pelo menos no início. 

Agora, você já pode começar a ponderar a sua decisão com base nos benefícios e nas desvantagens. 

Embora pareça um modelo de negócio simples, requer bastante planejamento! 

Gostou de saber o que é dropshipping e como começar o seu negócio? Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe esse post! 

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