Estratégias De Marketing | 6 Para Colocar Em Prática

Estratégias De Marketing | 6 Para Colocar Em Prática

Estratégias de marketing comprovadamente funcionam e geram mais leads. Se você ainda não está desenvolvendo as suas, é hora de começar! 

Para você ter uma noção, hoje em dia mais de 75% das empresas e grandes marcas utilizam estratégias de marketing digital para gerar mais leads e engajamento com o público. 

Alguns dados da Insideview também apontaram que das empresas B2B que utilizam estratégias de marketing digital, houve um aumento de 67% de geração de leads comparadas às empresas que não investem nesse tipo de estratégia. 

Portanto, se você ainda não começou a planejar suas estratégias de marketing de conteúdo, é hora de começar a fazer isso. 

Por isso, no artigo de hoje, separei 6 dicas essenciais para quem precisa começar a planejar o próprio marketing de conteúdo. 

Se você não tem dinheiro para terceirizar a sua produção ou contratar uma agência, não se desespere.  

São práticas que você mesmo pode implementar no seu site a partir de hoje. 

Acompanhe abaixo! 

1- Mapa De Conteúdo 

Embora muita gente não use um mapa de conteúdo, é uma forma extremamente eficiente de você seguir um planejamento sem sair dos trilhos. 

Esse tipo de estratégia ajudará você a mapear o que é necessário fazer no seu site para que haja um recrutamento ainda maior de leads. 

Basicamente ele ajudará você a seguir os passos corretos e a voltar atrás caso você esteja fazendo algo de errado. 

Por isso, para que você possa criar o seu próprio mapa de conteúdo, será necessário responder algumas perguntas antes. Por exemplo: 

  • Depois que o leitor tiver acesso a esse artigo, o que mais ele deveria ler para continuar engajado no blog? 
  • Que tipo de estratégia pode ser utilizada aqui para atingir o lado emocional do meu leitor? 
  • Que tipo de mídia eu posso utilizar no meu blog? Apenas textos ou também áudios e vídeos? E onde eles podem ser incorporados? 
  • Esse tipo de conteúdo deve ser terceirizado ou não? 
  • Existe alguma maneira de reutilizar o que já foi produzido? 
  • Depois que um leitor terminar de ler um artigo, eu devo enviar ele para outra região do meu site? 

Além disso, para que você comece a utilizar estratégias de marketing nesse sentido, é preciso criar conexão entre as suas estratégias. 

Isso é, o seu post deve seguir sempre uma mesma linha de raciocínio. 

Se você fugir dela, o leitor vai perceber. E isso não será muito positivo para atrair mais leads. 

Portanto, é importante que você também comece a estudar mapas de conceitos! 

2- Estratégias De Marketing Para Sites Legíveis 

O seu site pode ter o melhor conteúdo da face da Terra. Mas ele precisa ser legível. 

E não estou me referindo necessariamente à escaneabilidade do Google, e sim dos próprios leitores. 

Por isso, você precisa utilizar algumas regras básicas e simples para tornar o seu site mais legível. 

Utilize heading tags corretamente: a primeira regra que você deve seguir é a de utilização de heading tags. Isso é, você precisa marcar sempre como H1 o seu assunto principal, e os assuntos secundários em H2. 

A utilização de negrito e itálico não é obrigatória, mas você também pode utilizar esse recurso caso queira destacar pontos importantes do seu texto. 

Não utilize fontes floreadas demais: eu sei que existem milhares de fontes disponíveis nos seus editores de textos, mas você não deveria escolher uma fonte floreada demais. Sabe aquele tipo de fonte cheio de detalhes? 

Elas são difíceis de serem lidas! Por isso, escolha uma fonte agradável e simples. Além disso, é importante também que ela seja condizente com o seu segmento. 

Repare, por exemplo, que diferentes profissionais usam diferentes estilos de fontes para os seus negócios. O que um advogado usa não é necessariamente o que um artista usa. 

Por isso, você precisa encontrar uma que seja ideal para o seu segmento de marketing (ou qualquer que seja ele). 

Faça análises de fontes: se você não conseguir descobrir qual é a ideal para o seu negócio, analise sites de concorrentes. Você só precisa clicar com o botão direito na página, clicar em “inspecionar elementos” e em seguida buscar pela fonte utilizada. 

É uma forma mais simples e direta de você conseguir a informação que quer! 

3- Como Começar Um Bom Parágrafo? 

Começar um parágrafo de um texto é uma arte. E também faz parte das estratégias de marketing que você deveria seguir para atrair mais leads para o seu negócio. 

Você sabia que geralmente um título é lido de 4 a 5 vezes mais do que o próprio texto que você escreveu? 

E como ele chama muito a atenção, é natural que o primeiro parágrafo também retenha mais atenção dos leitores. 

Dentre outros motivos de SEO, essa é a importância de se destacar bem o título H1.  

Veja, você pode começar o seu texto de duas formas diferentes. 

A- Seus textos podem começar com uma história interessante. Sim, você pode usar a sua storytelling para atrair mais a atenção dos seus leitores. 

A storytelling é uma estratégia de marketing que consiste em criar um tipo de história que desperte a emoção e a empatia dos leitores. 

Criar algo que faça com que eles se identifiquem com a sua história. 

Não precisa ser algo apelativo demais, mas você precisa entender a situação da sua audiência para se colocar no lugar dela. 

B- Você também pode começar um texto com uma confissão. Isso é, revelando algum segredo para a sua audiência. De preferência, utilizando frases igualmente chamativas. 

Você pode começar um texto da seguinte maneira, por exemplo: 

Confesso que criei meu blog utilizando estratégias de marketing extremamente eficientes que me custaram menos de R$10,00. E hoje, vou abrir o jogo para vocês”. 

Esse tipo de introdução prende muito a atenção do leitor. Claro que nesse caso você precisa inserir informações verídicas, já que precisará explicar o que você fez para conseguir a sua audiência. 

4- Para Utilizar Bem As Estratégias De Marketing, Você Precisa Usar SEO Na Sua Página 

Você precisa utilizar SEO. Não tem escapatória. Mais hora menos hora, você vai precisar aprender a otimizar todos os seus recursos. 

Se você quer que o seu site seja descoberto e acessado pelo público certo, precisa colocar a sua página em evidência no Google. 

E você só conseguirá fazer isso se trabalhar corretamente o seu SEO. 

Independentemente do seu segmento, você já tem muitos concorrentes produzindo conteúdo. 

E você vai precisar chegar até eles. Como você pretende ficar em evidência se não estiver trabalhando bem o seu SEO? 

Darei algumas dicas aqui de como você pode fazer isso de forma eficiente e atrair mais tráfego para o seu site. Veja! 

Pesquise corretamente suas palavras-chave: você precisa planejar bem as palavras-chave que vai usar em cada post. Você pode utilizar tanto o planejador de palavras-chave do Google quanto o Ubersuggest, uma ferramenta gratuita. 

E não se prenda a somente uma palavra. Você pode e deve utilizar variações também! 

Trabalhe SEO on-pagetrabalhe bem o seu SEO on-page. Isso é, otimize suas URLs, faça boas metadescrições com as palavras-chave escolhidas e cuidado para não abusar na densidade das palavras-chave. 

Essas pequenas otimizações podem fazer toda a diferença para o posicionamento do seu site no Google. Comece a utilizar também palavras long tail, que tornam a sua pesquisa muito mais assertiva. 

Trabalhe SEO off-pageo SEO off-page é ainda mais importante do que o on-page, e embora pouca gente dedique tempo a esse tipo de estratégia, você não deve cometer o mesmo erro. 

Portanto, você pode utilizar as seguintes estratégias de marketing de SEO off-page: 

  • Geração de backlinks; 
  • Guest post; 
  • Criar listas de especialistas; 
  • E utilizar o broken link building. 

Essa última estratégia citada consiste em fazer link building com links quebrados. Falaremos disso no próximo artigo! 

5- Utilização De Mídias Sociais 

Se você quer uma audiência cada vez maior, precisa utilizar mídias sociais. 

Entenda que você precisa necessariamente usar esse tipo de estratégia. Sem mídias sociais, você não vai conseguir alcançar a sua máxima audiência. 

Muitas das grandes marcas dedicam mais de 80% do conteúdo digital às mídias sociais, deixando os outros 20% para sites corporativos e blogs. 

Além de ser uma estratégia muito eficiente para atrair mais leads e clientes, é barata. 

Você pode apostar na produção de conteúdo orgânico para reter uma audiência maior. 

Portanto, para começar a usar corretamente esse tipo de estratégia, você precisa seguir alguns passos importantes. 

Veja: 

  • A primeira coisa que deve fazer é criar suas páginas nas mídias e redes sociais. De preferência, contas comerciais, especialmente no Instagram e no Facebook; 
  • Você também deve começar a programar a sua agenda semanal de postagens. Crie datas específicas para as postagens é importante para que a sua estratégia seja consistente; 
  • Você também deve estudar os melhores horários para fazer as suas postagens. Sim, você não pode fazer a qualquer horário! Existem vários estudos feitos por grandes agências que apontam os melhores horários para postar tanto no Facebook quanto no Twitter e Instagram. Isso porque em alguns horários mais específicos você conseguirá mais engajamento do seu público; 
  • Será necessário também que você faça chamadas para ações relevantes, para induzir o público a tomar uma ação a partir daquele momento; 
  • E, por último, utilize ferramentas de apoio para medir os seus resultados. 

É essencial que você crie bons posts, mas que principalmente poste nos horários certos. 

Outra dica: você deve ficar muito atento aos feriados, porque é justamente nessas datas que as pessoas estarão mais ativas nas redes sociais. É a oportunidade perfeita para criar um conteúdo que acerte em cheio! 

6- Utilize Métricas Como Parte De Suas Estratégias De Marketing 

Enquanto você não mede o que está sendo feito no seu site, não conseguirá fazer melhoras. Simplesmente isso. 

Portanto, você precisa necessariamente estabelecer e medir as métricas do seu site como parte das suas estratégias de marketing. 

Configurar métricas é extremamente importante para que o seu site funcione. 

São informações muito valiosas que você pode fornecer a você mesmo. 

E sabe aqueles dias em que você não está muito animado com o seu negócio? Elas podem servir até mesmo de gancho para que você dê uma animada e volte a seguir suas estratégias. 

Definir as métricas é mais simples e barato do que você imagina. Afinal, você pode fazer de graça! 

  • A primeira coisa que você deve fazer é instalar o Google Analytics no seu blog; 
  • Você também pode utilizar a ferramenta de análise do Facebook e do Instagram para obter alguns insights interessantes; 
  • Com os dados em mãos, você precisará manter a organização. Portanto, crie planilhas para registrar todas as atividades do seu público. 

E se você estiver disposto (a) a investir dinheiro para controlar as suas métricas: 

  • Poderá utilizar ferramentas de rastreio de links; 
  • Também poderá terceirizar essa atividade para alguém que gerencie sua conta do Facebook; 
  • Ou mesmo utilizar ferramentas que gerenciam o relacionamento diretamente com o cliente. Nesse caso, você não precisará estabelecer um vínculo direto. 

Porém, nem todas as métricas são importantes para o seu negócio. Algumas delas não impactam em praticamente nada. 

Portanto, foque sua atenção naquelas que podem trazer resultados expressivos, como taxa de conversão/rejeição ou tráfego direcionado. 

Conclusão 

Gerar audiência engajada não é algo que acontece da noite para o dia. Você precisa ter paciência e continuar estudando as melhores estratégias de marketing para alcançar o público que deseja. 

Conteúdo que gera valor para os clientes é o que chama a atenção. Marketing de conteúdo não deve ser apenas uma estratégia de backup. Você deve ter o marketing de conteúdo como a sua principal estratégia para geração de leads. 

Não importa se o seu foco está mais no blog ou nas redes sociais. Você precisa criar um ótimo conteúdo que engaje o seu público. 

Quais estratégias de marketing você está utilizando para aumentar a sua audiência? Deixe nos comentários abaixo! 

E se você gostou das dicas de hoje, aproveite para compartilhar esse post em suas redes sociais! 

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *