Ferramentas De Marketing Digital Para 2019

Ferramentas De Marketing Digital Para 2019

Conforme empresas migram suas estratégias para o marketing digital, é necessário tornar os processos mais ágeis e utilizar ferramentas de marketing digital.

Dentro desses processos podemos encaixar, por exemplo, produção de marketing de conteúdo, geração de leads, análise de métricas, dentre outras tarefas. 

E isso seria impossível sem o auxílio de ferramentas de marketing digital. 

O principal objetivo delas é tornar processos manuais automáticos e agilizar a produção. Elas podem ser divididas em diversas categorias, como: 

  • Automação de e-mails marketing; 
  • Criação de landing pages; 
  • Otimização de SEO; 
  • Análise de métricas; 
  • Gerenciamento de redes sociais; 
  • Gerenciamento de conteúdo; 

Vamos conceituar melhor abaixo para que serve cada categoria e dar alguns exemplos de ferramentas de marketing digital que você pode começar a utilizar para o seu negócio. 

1- Ferramentas De Marketing Digital Para E-mail Marketing

Embora muita gente acredite que o e-mail marketing morreu, essa ideia é um tanto quanto precipitada. Dentro do marketing digital, o e-mail marketing continua sendo uma das principais formas de comunicação entre empresas e clientes. 

E não só no marketing, mas no mundo. A quantidade de pessoas que dá preferência para o e-mail como principal forma de comunicação ainda supera muitas outras maneiras. Software como a MailChimp e a E-goi podem ser essenciais para o seu negócio.  

Essas plataformas ajudarão você a segmentar sua lista de e-mails e a criar a sequência correta de e-mails, bem como automatizar o envio dos e-mails para os clientes. 

2- Criação De Landing Pages 

Uma landing page deve funcionar com um rótulo para o seu produto. Ela pode ser a chave de entrada para a venda, e deve sempre conter o máximo de informações para o cliente sobre o seu produto ou serviço. O principal objetivo de uma landing page é receber um lead e transformá-lo em um cliente. 

Landing pages servem basicamente para oferecer algum conteúdo de alta relevância para o cliente. Em troca, eles fornecem algum dado pessoal que deve ser coletado em uma squeeze page, para que dessa forma você mantenha o relacionamento e possa continuar nutrindo o lead com marketing de conteúdo. 

3- Ferramentas De Marketing Digital Para Otimização De SEO

Existem muitas plataformas de otimização de SEO que dão uma bela ajuda para melhorar o posicionamento de uma página no Google.

Muitas delas apontam o que precisa ser melhorado e até fazem uma previsão de como pode ficar o posicionamento nos buscadores após tais melhorias. Um bom exemplo de ferramenta é a MozBar. 

Elas ajudam a escolher as melhores palavras-chave, identificar falhas em URLs ou mesmo páginas duplicadas. É muito importante investir em alguma ferramenta de SEO para garantir um posicionamento melhor no Google! 

4- Análise De Métrica 

Se você não estabelece métricas para o seu negócio, não dá para saber onde está errando e acertando, nem mesmo se o seu negócio está dando lucros ou prejuízos em longo prazo. 

Esse tipo de ferramenta ajudará você a entender mais a fundo as tendências dos seus clientes, de forma que você tenha em mãos um mapa comportamental, ajudando assim a tomar decisões que fortaleçam o engajamento entre a sua empresa e os seus clientes. 

A melhor ferramenta que você pode utilizar para isso é o Google Analytics, que analisa dezenas de métricas diferentes. 

5- Gerenciamento De Redes Sociais 

Com tantos segmentos para serem cuidados dentro de um negócio, fica difícil não receber uma ajudinha de ferramentas que gerenciem as redes sociais. Elas são capazes de fazer uma avaliação do engajamento do cliente, agendar automaticamente postagens, avaliar comentários e até mesmo agendar respostas para comentários. 

O uso de ferramentas como a Hootsuite pode poupar bastante tempo para você, que pode ser dedicado a outros setores. Além disso, essas ferramentas possuem painéis de controle que organizam todas as suas redes sociais apontando tais estatísticas em tempo real. 

6- Ferramentas De Marketing Digital Para Gerenciamento De Conteúdo 

Você provavelmente já conhece o WordPress, não é? Esse tipo de CMS permite que você crie, agende, publique e compartilhe os mais diversos formatos de conteúdo, permitindo inclusive que os conteúdos sejam postados em outras mídias ou redes sociais, como o YouTube. 

Não existe apenas o WordPress de CMS, mas ele certamente é o melhor, por ser prático, fácil, rápido de ser utilizado e otimizável para SEO, característica que nenhum outro CMS bateu ainda. 

Como você pode ver, o uso de ferramentas de marketing digital é imprescindível para qualquer empresa que queira crescer.

Se você ainda não utiliza esse tipo de ferramenta, é hora de começar a automatizar seus processos para otimizar o seu tempo!

Gostou do post de hoje? Deixe o seu comentário abaixo, e não se esqueça de compartilhar essas informações em suas redes sociais! 

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *