Gerar Tráfego Orgânico: O Que Fazer Para Ganhar Mais Visitantes?

Gerar Tráfego Orgânico: O Que Fazer Para Ganhar Mais Visitantes?

Você tem um blog, cria conteúdo frequentemente, mas ainda assim não consegue gerar tráfego orgânico. 

Quantos visitantes você recebe por mês? Gostaria de aumentar esse número para, de repente, 10 mil novos usuários todos os meses? 

Parece um número muito grande. 

E de fato, é. 

Mas o que é importante é que você saiba que não é impossível gerar esse tráfego para o seu blog. 

Você só precisa investir nas estratégias corretas! 

Talvez, o maior problema esteja na geração do conteúdo. 

E através desse post, eu vou ajudar você a entender o que pode estar acontecendo e como dar um belo upgrade no tráfego do seu blog. 

Antes de começarmos, seria bom se você soubesse de alguns dados sobre marketing de conteúdo. 

  • Atualmente, mais de 85% das grandes marcas investem bastante em marketing de conteúdo; 
  • Desse número, mais de 50% conseguiram aumentar as vendas em mais de 40% graças ao conteúdo criado; 
  • No ano de 2018, o E-commerce brasileiro aumentou suas vendas em quase 20% em relação ao ano de 2017. No total, foram quase R$60 bilhões de faturamento, e grande parte desse número se deve à produção de conteúdo. 

Deu para entender a importância do marketing de conteúdo, não é? 

Bem, nesse sentido, o que você pode fazer para melhorar o conteúdo do seu site? 

Antes de entrarmos nesse ponto, que tal rever o que é marketing de conteúdo? 

Você certamente já ouviu que conteúdo é rei. 

Marketing de conteúdo é toda estratégia que visa criar um tipo de conteúdo que atraia uma audiência maior e que resolva suas dores e problemas. 

Ele também é denominado muitas vezes como conteúdo de qualidade. 

Mas o que é conteúdo de qualidade na prática e o que ele tem a ver com marketing de conteúdo? 

A qualidade de um conteúdo é muito relativa. 

O que define a qualidade então? O número de palavras de um artigo? O uso de recursos multimídia? A qualidade de informações? 

Na verdade, tudo isso junto e mais um pouco. 

Muito se ouve pela internet que você deve criar conteúdo de qualidade para o seu blog, mas ninguém explica de fato o que é o tal marketing de conteúdo. 

Por isso, hoje eu vou fazer um tutorial simples para que você entenda o que é marketing de conteúdo e como você pode começar a gerar o seu próprio conteúdo de qualidade sem gastar dinheiro. 

Isso mesmo – de graça!  

Você só vai precisar utilizar uma ferramenta gratuita, paciência e tempo. 

Então, vamos lá! 

1- Primeiro Passo: Use A UberSuggest 

A primeira coisa que eu quero que você faça é abrir a ferramenta Ubersuggest, que é totalmente gratuita e ajudará você a ter ótimos insights para produzir o seu próprio conteúdo. 

Mas, por enquanto, deixe ela aberta de lado. 

O seu passo seguinte é começar a pesquisar seus concorrentes no Google. 

Vamos supor que você tenha um blog sobre saúde física e queira ranquear palavra-chave perder barriga. 

Então, você vai simplesmente colocar essa palavra no Google e buscar os 10 ou 12 primeiros resultados. 

Ah, os sites que aparecem via Google Adwords não contam, ok? 

Feito isso, você vai abrir cada um deles em uma aba e separar os links de cada um. 

Agora sim: com a ferramenta aberta, você vai colocar o link do site para analisar o seu conteúdo. 

Ao começar a sua análise, você perceberá que essa ferramenta aponta quais são os artigos mais lidos e quais são as palavras-chave que estão ranqueando. 

Uma grande mão na roda, não é?! 

Agora, você não precisa ficar tentando adivinhar que tipo de palavra-chave você deve utilizar. 

Afinal, está tudo ali, pronto para você usar! 

Mas o que isso tem a ver com o marketing de conteúdo? 

Calma, vamos chegar lá! 

Você vai repetir esse mesmo processo com todos os sites que você separou. 

Em seguida, vai criar uma planilha no Excel colocando todos esses dados que a ferramenta oferece. 

Por exemplo: 

  • Títulos mais acessados; 
  • O número de pessoas que acessa esse artigo todo mês; 
  • Dificuldade em ranquear a palavra-chave; 
  • E as palavras utilizadas. 

Com isso em mãos, vai ser bem mais fácil para você começar a planejar o seu próximo conteúdo. 

Portanto, trace um paralelo entre todos os sites que você analisou e veja se as informações batem entre eles. 

Certo, mas o que fazer depois? 

Agora, você vai abrir site por site e ler o conteúdo que eles oferecem. 

Como eu disse, é trabalhoso, mas é algo que trará resultados sólidos para você. 

E por que você deve ler o conteúdo de cada site? 

Porque é assim que você vai detectar as falhas de cada conteúdo. 

Desse modo, você poderá analisar melhor e identificar o que pode ser alterado em cada um dos posts, ou mesmo adicionado! 

E com base nisso, você fará um conteúdo muito melhor do que o seu concorrente. 

O objetivo é que, quando um leitor comente no seu post, diga algo como: “excelente conteúdo”, e não deixe margem para dúvidas! 

Bem, mas só criar um post excelente não vai fazer o seu tráfego aumentar magicamente. 

Você também vai precisar ir atrás do seu público. 

Mas não se preocupe! Você não vai precisar pagar por isso. Você pode gerar tráfego orgânico de outra forma: falando diretamente com cada uma dessas pessoas para quem você criou um link. 

Gerar Tráfego A Partir De E-mails

gerar tráfego orgânico

Por mais que você esteja criando um excelente conteúdo, ele não vai se espalhar na web sozinho. 

Você precisa alavancar esse conteúdo de alguma forma para que as pessoas cheguem até você. 

Certo, mas como fazer isso? 

Como nós já conversamos antes, backlinks são essenciais para que o seu posicionamento melhore no Google. 

Mas backlinks não se fazem sozinhos. Você precisa que alguém faça esse apontamento para você. 

Como fazer isso, então? 

A melhor forma é produzindo um conteúdo de excelente qualidade. 

Justamente porque no meio desse conteúdo, você mesmo fará backlinks para outros sites. 

Portanto, você estará ajudando outros sites a melhorarem o posicionamento. 

E como você está ajudando outros sites, nada mais justo do que você também ser ajudado! 

Portanto, aqui vai a dica: separe todos os backlinks que você está fazendo para entrar em contato com os donos dos outros blogs! 

Dessa forma, você pode enviar um e-mail mais ou menos parecido com esse: 

“Olá, fulano! 

Li e gostei muito do seu conteúdo. Tanto é que fiz um backlink para o seu site. Você pode conferir ele clicando nesse link aqui. 

Aqui está o meu blog. Se você gostar do meu conteúdo, fique à vontade para compartilhar ele também! 

Abraços,  

Danilo”. 

Essa é uma forma extremamente cordial e convidativa para que outros sites conheçam melhor o seu. 

E se você estiver fazendo um backlink para outro blog, é quase impossível que ele não responda da mesma forma, ainda mais depois de receber um e-mail como esse. 

Isso vai estimular o seu concorrente a ajudar você de certa forma. 

Afinal, por mais que ele seja um concorrente, ele também está sendo ajudado por você. 

Bom, mas as coisas não param por aí. 

Se você quer gerar tráfego orgânico, será necessário fazer mais algumas coisinhas. Mas não se preocupe: é de graça! 

Você vai gerar tráfego orgânico agora com o Buzzsumo. E não é preciso pagar! 

O Buzzsumo é uma excelente ferramenta de análise, assim como o Ubersuggest. 

O que você vai fazer agora é simples: pegará cada link que separou dos seus concorrentes e colocará no campo para análise. 

Porém, o que você vai analisar agora é outra coisa. 

Essa ferramenta mostrará para você quais são os conteúdos que estão recebendo o maior número de compartilhamentos dos usuários! 

Quando você cria um conteúdo em uma rede social e ele é compartilhado por um usuário, um novo backlink é criado para você. 

E o que você precisa entender sobre isso é que quanto mais um conteúdo é compartilhado nas redes sociais, mais ele fica em evidência. 

Isso é bem complicado de explicar, e a verdade é que não temos esse tipo de informação – sobre como funcionam esses algoritmos. 

Essas são informações que somente as equipes que trabalham nas redes sociais têm. 

O fato é que esses algoritmos trabalham de uma forma que colocam em evidência aqueles conteúdos que recebem o maior número de compartilhamentos. 

Com base nisso, você poderá então traçar a produção do seu conteúdo de forma ainda mais assertiva. 

Agora, você pode alinhar essas três informações: 

  • Palavras-chave mais ranqueadas; 
  • Conteúdos mais acessados; 
  • Posts mais compartilhados. 

Vai ser muito mais fácil planejar o seu próximo conteúdo! 

Não se esqueça de que você também pode integrar outros recursos ao seu material. 

Um artigo não precisa ser feito apenas de textos. Áudios, vídeos explicativos e infográficos podem melhorar ainda mais o seu tráfego. 

Até porque, algumas pessoas preferem assistir vídeos e/ou ouvir áudios ao invés de ler um texto! 

Ah, mais uma dica! 

Você pode gerar tráfego orgânico pedindo para que outro blog compartilhe o seu conteúdo mais completo. 

Como assim? 

Bem, depois de fazer aquela pesquisa eu falei para você fazer, poderá melhorar drasticamente o seu conteúdo. 

Agora, você terá outra tarefa. 

Abrir novamente os sites que estão compartilhando links para ver que tipo de conteúdo eles estão compartilhando. 

Assim, você poderá intervir sugerindo que o site compartilhe o seu conteúdo por estar mais completo. 

Mas como você pode fazer isso? 

Enviando um e-mail mais ou menos assim: 

“Olá, fulano. 

Percebi que você compartilhou um artigo falando sobre assunto X. Mas percebi também que ficaram faltando alguns assuntos que estão no meu artigo. Aqui está o link dele. 

Se você gostar, fique à vontade para compartilhar. 

Abraços, 

Danilo” 

Essa é uma forma educada e formal para pedir a outro blog que compartilhe o seu conteúdo no lugar de outro link. 

E, dessa forma, você vai começar a construir a sua própria rede orgânica e de graça! 

É fácil? Não, nem um pouco. Dá trabalho, e muitas vezes você não vai conseguir o resultado esperado. 

Isso porque você depende totalmente do outro blog para fazer o seu backlink. 

Portanto, daí a importância de você criar um conteúdo excelente. Será quase impossível que o outro blog não faça o link para você! 

Conclusão 

Por fim, é importante que, para gerar tráfego, você comece a capturar os e-mails dos seus visitantes. 

Se você não tiver uma boa base de e-mails, não vai conseguir aumentar o seu tráfego. 

Você pode até ter uma lista já pronta. 

Porém, ela precisa aumentar. Isso porque você precisa gerar recorrência. 

Você não vai querer que uma pessoa entre no seu blog, leia alguns artigos e nunca mais volte. 

Você quer ela sempre lá. Sempre lendo os seus textos. Interagindo com o seu conteúdo. E, claro, comprando os seus produtos! 

Existem diversas plataformas que você pode utilizar para gerar esse tráfego, como MailChimp, Aweber, E-goi ou mesmo a Leadlovers. 

Algumas dessas plataformas de e-mail marketing oferecem captura gratuita. 

Mas não é uma boa ideia usar uma ferramenta de graça. 

Algumas vezes elas não funcionam bem. Outras vezes são muito limitadas. 

Além disso, esse tipo de serviço não é caro. 

Das estratégias que citamos aqui, essa é a única que você precisará efetivamente pagar. 

No entanto, você não precisa se preocupar tanto com isso agora. 

Focar na produção do seu conteúdo é mais importante. Até porque, você precisa começar a gerar tráfego para conseguir mais e-mails. 

Como eu disse, não é uma tarefa simples. 

Mas a minha missão é ajudar você com o que for necessário para que você também possa aumentar consideravelmente o seu tráfego. 

O que você achou desse tipo de estratégia para gerar tráfego orgânico? Comente abaixo! 

Aproveite também para compartilhar essas dicas em suas redes sociais! 

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