Métricas De Marketing Digital Para Você Acompanhar Em 2019!

Métricas De Marketing Digital Para Você Acompanhar Em 2019!

Sem métricas de marketing digital estabelecidas, você não tem como saber o que está dando certo e o que está dando errado. 

Ou seja, sem esse parâmetro, não há como saber se algum processo precisa ou não ser interrompido. E, em médio prazo, isso pode significar prejuízo para o seu bolso! 

Você pode inclusive estar investindo mais dinheiro do que precisaria em suas campanhas, sendo que com métricas bem estabelecidas poderia economizar bastante dinheiro. 

Agora, pensando por outro lado, existem tantas métricas que fornecem tantos dados hoje em dia sobre um negócio digital que pode ficar complicado mesmo escolher os melhores tipos para o seu negócio. 

Por isso, falaremos hoje sobre 4 métricas essenciais que você pode escolher para manter o controle em seus negócios e fazer sobrar um dinheiro ao final do mês.

Hoje, o mercado está muito competitivo e as empresas precisam brigar de forma mais acirrada para garantir um bom espaço. 

Sendo assim, é fundamental saber identificar oportunidades quando elas surgem.

Avaliar as métricas de marketing digital é essencial para saber se a estratégia que você está aplicando está de fato trazendo algum retorno positivo para o seu negócio. 

Ou seja, uma métrica de marketing digital nada mais é do que um conjunto de valores utilizados como parâmetro para definir se uma estratégia está tendo um bom desempenho ou não. 

Utilizar métricas pode trazer muitos benefícios para o seu negócio, como: 

  • Medir o retorno financeiro da sua empresa; 
  • Apontar o desempenho de cada departamento; 
  • Detectar problemas que podem ser facilmente resolvidos quando identificados.

Confira abaixo algumas métricas que separei para você! 

4 Métricas De Marketing Digital Para Você Seguir 

Acompanhe abaixo 4 métricas de marketing digital que poderão fazer a diferença no seu fluxo de caixa! 

ROI 

métricas de marketing digital

O ROI é uma das métricas mais importantes de marketing digital, já que ele aponta o retorno sobre o investimento que você teve. Em outras palavras, aponta a sua rentabilidade. 

Ele também vai ajudar você a identificar melhor padrões que precisam ser alterados em suas campanhas, fazendo você gastar menos dinheiro e otimiza-las. Sempre que o retorno estiver positivo, significará que a sua estratégia está sendo bem aplicada e que está sendo lucrativa. 

Métricas De Marketing Digital: CPL 

O CPL significa Custo Por Lead. A melhor forma de medir o grau de sucesso de um blog é através da conversão de tráfego não qualificado para leads. 

O CPL vai identificar para você quanto de fato você está gastando para converter uma pessoa qualquer do seu tráfego em um lead qualificado.  

Agora, mesmo que o seu CPL seja maior, não significa que você deva reduzir algum canal específico. Até porque, mesmo que o CPL seja maior, esse lead pode gastar mais do que leads de outros canais cujo CPL seja menor. Você precisa estudar o perfil dos seus clientes para tomar a melhor decisão! 

Taxa de Conversão 

Outra métrica essencial é a taxa de conversão, ou seja, você precisa medir a quantidade de leads que se converte em vendas no seu site.  

Conversão não significa na verdade vendas apenas. Uma conversão pode ser qualquer métrica que você tenha estabelecido para o seu negócio, como número de visitas, downloads de uma isca digital, número de e-mails coletados em uma squeeze page. 

Se a sua taxa de conversão estiver muito baixa, pode ser necessário rever algum departamento do seu site/blog. Pode ser que o conteúdo ainda não esteja bom o suficiente para a meta que você determinou, ou então que você não está utilizando botões CTA como deveria. 

Métricas De Marketing Digital: CTR 

CTR significa taxa de cliques. Sempre que você investir em um anúncio pago, por exemplo, e um leitor clicar nesse anúncio, uma impressão será feita, indicando a taxa de cliques que você está obtendo em uma campanha específica.  

Quanto mais alto for o seu CTR, maiores serão as chances de você obter uma taxa maior de conversão.  

E não é só isso: ao ter um CTR maior, você terá uma pontuação de qualidade melhor no Google, e poderá até mesmo receber descontos na hora de criar uma campanha, reduzindo assim seus gastos com o PPC. 

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Gostou das dicas de 4 métricas que você pode avaliar em 2019 para ter um desempenho melhor? Deixe o seu comentário abaixo e não se esqueça de compartilhar esse post em suas redes sociais! 

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