O Que É Web Crawler E Como Funciona? | Parte 2

Na primeira parte do nosso post sobre o que é Web Crawler, explicamos o seu conceito e sua importância para um negócio digital.
Mas hoje precisamos continuar falando sobre sua importância para qualquer negócio digital, independentemente de qual seja a sua área!
Portanto, vamos retomar de onde paramos.
Conteúdo de qualidade é tudo. E quanto melhor é estruturado o seu conteúdo, mais fácil fica o trabalho do Web Crawler.
E se você não lembra o que é Web Crawler, trata-se de um algoritmo que varre URLs e links na internet para classificá-los de acordo com a sua relevância no Google, sendo que ele tem o seu próprio algoritmo chamado Googlebot.
Acontece que para criar um bom conteúdo, é preciso saber como produzir com escaneabilidade.
Deixa-me dar um exemplo prático para você.
Imagine que alguém escreve um texto em um caderno para que você leia.
Porém, a letra está toda torta, com tamanhos diferentes.
O espaço entre as linhas e a margem não foi respeitado.
Como se uma criança de 4 anos que está aprendendo a escrever precisasse redigir um texto enorme.
Você simplesmente não vai entender o que está escrito!
Para que você possa interpretar, e letra precisa estar legível. As margens precisam ser respeitadas. E por aí em diante.
Com um site, isso funciona da mesma forma.
Embora não possamos ver o que está por trás dos códigos, existe uma série de regras para que ele seja escrito da forma certa.
E quanto melhor você fizer isso, mais fácil será para o algoritmo ler o que está escrito.
O Que É Web Crawler E O Que É Spider?

Existe ainda uma pequena confusão entre os dois termos.
E para que você não confunda os dois, vamos conceituá-los agora.
Muita gente que não sabe o que é Web Crawler acha que os dois são a mesma coisa, e que o spider é o algoritmo que faz essa leitura enquanto o crawler é quem gerencia o spider.
Mas não é bem assim que a coisa funciona.
Os dois são automatizados e ambos fazem as buscas na internet. Não existe uma relação de hierarquia entre os dois.
Na verdade, quem faz essa varredura de URLs e links é o crawler. Já o spider é quem faz o escaneamento.
Um dos motivos pelos quais isso gera tanta confusão é a velocidade em que ambos trabalham.
Como os dois operam de forma muito rápida, passam a impressão de que um ordena e o outro faz.
Mas não é assim. No fim, os dois acabam fazendo praticamente a mesma coisa.
São muitas semelhanças entre os dois, mas isso não os torna iguais necessariamente!
E como você pode ter imaginado, o Web Crawler também tem sua relevância quando o assunto é SEO.
Quer saber mais? Confira abaixo!
SEO e Escaneabilidade

Quantas vezes por semana você faz uma busca no Google?
E quantas vezes você pesquisa sobre um mesmo assunto com palavras-chave diferentes?
Abra o seu histórico e faça essa pesquisa para ter uma ideia.
Agora imagine milhões de pessoas fazendo a mesma coisa.
Centenas de milhões.
Bilhões! E tudo isso 24 horas por dia durante 7 dias na semana.
Assim, dá para entender porque esses algoritmos são tão relevantes e importantes.
Só para você ter uma ideia: atualmente, a cada segundo o Google recebe 77 mil pesquisas. Isso mesmo: por segundo!
Por dia, o Google recebe um total de 6.652.800.000 pesquisas. Estamos falando de 6 bilhões de pesquisas POR DIA.
Por essa e outras razões, o SEO está mais importante do que nunca dentro deste meio digital.
Quem realmente estuda a fundo esse tipo de técnica consegue resultados muito melhores.
Afinal, fica muito mais fácil fazer todos os ajustes necessários para que o seu site fique bem ranqueado!
Conseguiu entender a importância do Web Crawler para um negócio online?
O curso Fórmula Negócio Online também poderá ajudar você a compreender melhor o que é SEO e como fazer melhorias necessárias no seu site.
Além disso, você aprenderá a construir o seu próprio negócio digital do zero sem grandes investimentos!
É só clicar aqui para ter acesso ao programa completo!
Gostou do artigo de hoje? Deixe o seu comentário abaixo, e aproveite para compartilhar essas informações em suas redes sociais!
0 Comentários