Plano De Marketing: Por Onde Você Deve Começar?

Plano De Marketing: Por Onde Você Deve Começar?

Para atingir o sucesso (independente de qual seja o seu conceito de sucesso, já que esse termo é muito subjetivo) é preciso ter um plano de marketing.

Se a sua principal meta é conseguir uma taxa maior de CTR, então uma das melhores soluções seria aumentar o tráfego do seu site. 

Com isso em mente, você deve começar a traçar um planejamento para que isso aconteça. 

Mas por onde começar?  

A primeira coisa que você deve fazer é traçar os seus objetivos, que devem ser divididos em objetivos maiores e menores. 

Mas por quê? Porque um objetivo de longo prazo precisa necessariamente ser dividido em objetivos menores. Até porque, seria bem complicado chegar ao último degrau sem passar pelos primeiros. 

Além disso, quebrar um objetivo maior em objetivos de curto e médio prazo também ajudará você a estipular melhor um prazo para que você possa cumprir suas metas. 

Esse processo funciona na base do efeito dominó. Se você errar o primeiro passo, poderá causar um efeito destrutivo no resto dos seus planos. Por isso, tomar um cuidado maior com esse planejamento é essencial para que os seus negócios deem certo. 

Você pode, para tanto, adotar o plano SMART. Você sabe o que ele significa? 

Plano SMART: O Que É Esse Plano De Marketing?

Plano De Marketing

Ele é, na verdade, uma abreviação para as principais características do marketing digital. Acompanhe abaixo: 

⦁ Specific: traduzido, específico. Independente de você trabalhar sozinho ou em equipe, é importante que todos saibam a fundo do que o projeto se trata, quais são as metas e qual o prazo estipulado; 

⦁ Measurable: traduzido, mensurável. Independente das metas que você estabelecer para o seu plano de negócios, é preciso ter critérios para estabelecer alguns parâmetros. Caso contrário, elas não servirão de nada! 

⦁ Actionable: traduzido, atingíveis. É preciso criar metas que sejam possíveis de serem cumpridas, mas que ao mesmo tempo não sejam fáceis demais, porque se assim forem, você poderá desperdiçar energia à toa. Se forem muito difíceis, há uma grande probabilidade de a equipe também não conseguir atingir as metas. Elas precisam ser realistas, sempre! 

⦁ Relevant: traduzido, relevantes. Você pode criar diferentes objetivos, de curto, médio e longo prazo, contanto que eles tenham alguma relevância para o seu negócio. Não adianta criar metas que não somem em nada, concorda? Isso seria perda de tempo e dinheiro! 

⦁ Time-bound: traduzido, temporal. Não importa se a meta é de curto ou longo prazo, se é mais fácil e mais difícil de ser atingida. É necessário criar prazos! É claro que metas maiores levarão mais tempo, mas o simples fato de você não criar um prazo para elas poderá atrasar todo o processo. 

Já Criou Sua Persona? 

A buyer persona é a representação do cliente ideal para a sua empresa. Para criar sua própria persona, você precisa ter dados suficientes dos seus clientes, bem como comportamentos e características do seu público alvo.  

Aqui, você também poderá conferir um artigo que eu preparei sobre a importância da storytelling!

Se você já possui uma clientela fixa, é hora de começar esse trabalh.

Vale pontuar que é importante não somente focar em clientes que estejam satisfeitos com o seu serviço, mas também naqueles que de alguma forma se mostraram insatisfeitos.

É a partir disso que você terá uma percepção melhor sobre o que seus clientes realmente querem. 

Porém, não confunda o termo público alvo com persona. O público alvo envolve uma parcela maior de pessoas para quem você quer vender. A persona representa o cliente ideal, conferindo características humanas a ela. 

Veja um exemplo: 

⦁ Seu público alvo é composto de mulheres e homens de 18 a 45 anos, em relação estável com graduação em medicina e uma renda mensal de R$6.000; 

⦁ Sua persona: Bianca tem 27 anos, está no seu mestrado e pensa em exercer sua profissão em outro país. Está em um relacionamento estável há três anos e pensa em ter um filho nos próximos três ou quatro anos. Seu maior sonho é morar em outro país e está buscando formas de conseguir sair daqui assim que concluir seu mestrado; 

Só tome o cuidado para não conferir características demais à sua persona, porque isso pode fazer com que ela se restrinja demais, e assim você pode deixar de abordar uma boa parcela do seu público alvo! 

E então, gostou de saber mais sobre como começar um plano de marketing? Portanto, deixe a sua curtida abaixo, e não se esqueça de compartilhar esse post em suas redes sociais! 

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